Cultura Arte

BEM VINDO AO 5 E 7 DISTRITOS DE LUMIAR E SÃO PEDRO DA SERRA MÚSICA CULTURA E ARTE...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro- CINEMA PARA OS OUVIDOS

SÃO PEDRO DA SERRA - 7 sessões – 29 Filmes

SEXTA-FEIRA - 01 DE OUTUBRO

18h30

MINDUIM

Direção: Helena Guerra


MINÉSIA

REVÉS
O RETORNO DE SATURNO

Sinopse:Segundo a astrologia, quando uma pessoa completa 29 anos tudo em sua vida pode mudar, ou virar de cabeça pra baixo. É isso que acontece com um homem, pai solteiro de trigêmeos, que perde o emprego, a namorada, e vê sua vida dando uma grande reviravolta, principalmente, depois que faz aniversário. “O Retorno de Saturno”, direção de Lisandro Santos, é uma divertida animação com vozes de Felipe de Mônaco, Deborah Finocchiaro, Diego Medina, Fabrício Licks e Antônio Barcelos, música original de Fabrício Licks, arte de Guto Bozzetti e Lisandro Santos e produção executiva da Cartunaria Desenhos.



19H30

RAPSÓDIA DO ABSURDO
ARANCELES
LOS MINUTOS, LAS HORAS
VÁRIAS VIDAS DE JOANA

20H30

FORA DE ORDEM

SÁBADO - 02 DE OUTUBRO
18H30

RECONHECIMENTO
VENTILADOR
JEITINHO BRASILEIRO
A PAROXÍTONA DE OFÉLIA

19H50

Direção, Roteiro e Montagem: Pedro Dantas
Sinopse: São Paulo, segunda maior cidade da América Latina, para muitos, a locomotiva do Brasil. Terra de trabalho, dinheiro, pluralidade e desigualdade social. Sua gente joga capoeira, lamenta e conta aquela história que não está nos livros de escola. Sua gente expressa naquele que é um dos mais rebuscados gêneros da música popular brasileira: o choro. Pixinguinha, carioca e brasileiro, homenageia o Pagão em composição que leva esse nome. O paulista Laércio de Freitas interpreta a obra do imortal compositor em solo de piano e explica “o Pagão é o sem nome”. Na mesma época em que realizamos essa gravação, maio de 2006, após ataques do PCC a Policia Militar paulista mata em 8 dias mais de 400 suspeitos, anônimos e executados. Carlos Reichenbach, um dos grandes nomes do cinema brasileiro, reflete: “vivemos o ‘fim das utopias’, o que é a definição mais reacionária que surgiu nos últimos tempos”.

MUITO PRAZER, WALTER FIRMO


Sinopse do filme: O documentário investiga os vários universos que permeiam a obra fotográfica desse incansável caçador de imagens, através do seu trabalho de produção em campo.

A narrativa é construida através de três pontos de vista: O olhar de Firmo como caçador de imagens, o ponto de vista da festa-cenário e o diálogo com as fotos produzidas por ele, contaminando a narrativa.

Acompanhando Firmo em suas expedições fotográficas em lugares tão diversificados como Festa de São Jorge, Copacabana e Paquetá (Rio de Janeiro), o documentário pretende capturar sua proposta de trabalho fundamentada no “fazer fazendo”, como ele mesmo diz.
Diretor/ Realizador: Vicente Duque Estrada e Zeka Araujo

CINEMA É MARESIA

Sinopse do filme: A cinemateca do MAM-Rio é o ponto de partida para uma reflexão sobre a geração cineclubista que marcou a vida cultural carioca entre os anos 50 e 60 e originou o Cinema Novo. Walter Lima Jr, Cacá Diegues, José Carlos Avellar são alguns dos personagens dessa viagem sentimental sobre cinema e memória.


DOMINGO - 03 DE OUTUBRO

15h00
O MÁGICO E A DOMADORA

Direção, roteiro, fotografia, edição e direção de arte: Rafael Jardim

Sinopse: Uma simples briga de casal transforma-se em números repletos de magia, onde as cores do circo unem-se ao Mágico e à Domadora compondo, um belo espetáculo. Animação feita com a técnica stop-motion, usando bonecos de massa de modelar.

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORDE


LANCHINHO NOTURNO


Sinopse do filme: Uma garotinha e um vampiro têm seus caminhos cruzados em um lanchinho noturno.


Diretor/ Realizador: Clarissa Nascimento



ENCICLOPÉDIA

LUMIS O VAGA LUME

ASAS DA LIBERDADE

Sinopse: Os músicos, assim como os pássaros produzem sons encantadores.
Esta música tem o poder de nos transportar para as nuvens. Faz-nos sentir leves, soltos e nos dá a sensação de liberdade. Temos até, a impressão de poder voar como os pássaros.
Será que é por este motivo que os prendemos em gaiolas?
O que será que acontece, quando eles trocam de lugar?


Diretor/ Realizador: CACINHO

16h00

UMA CURTA CHAMA
Direção / Roteiro: Helton Paulino


Sinopse: As flores brotam... E depois murcham. As estrelas brilham... E um dia desaparecem. Esta terra, o sol... Mesmo esta galáxia e o universo inteiro um dia irão se findar...
A morte virá algum dia. A vida de um ser humano comparada a tais coisas é apenas um mero piscar de olhos...

LINHAS CRUZADAS

Sinopse: Baseado no conto milenar "Os três surdos e o dervish mudo", o filme atualiza uma situação que acontece noite e dia onde quer que haja pessoas. A falta de entendimento entre os homens.
Categoria: Curta Metragem (ficção)

Diretor/ Realizador: Agostinho Moura

O COMEÇO

Sinopse: Um homem e uma mulher se encontram em uma praia deserta, com o objetivo de enterrar as lembranças guardadas durante o namoro, que agora está em crise. Será o fim do relacionamento ou apenas o começo?



Direção Camila Vieira e Hugo Pierot


PROJETO SILÊNCIO

2 comentários:

  1. Fiquei entre O Retorno de Saturno e Minésia...votei no primeiro...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog! Fico muito feliz em saber que os eventos de Lumiar e São Pedro da Serra possuem esse espaço aqui. Que bom!
    Sobre a 7ª Mostra de Cinema, gostei demais dos curtas exibidos na sexta- feira! Estou curiosíssima para os de sábado. Vale a pena dar uma conferida e apreciar esses trabalhos de artes não só para os ouvidos, mas alma, mente e espírito; artes que transcende a vida e que vai além do material.
    Se eu pudesse votar em dois filmes, votaria em “Aranceles” e “ Várias vidas de Joana”, mas, como não posso, meu voto foi para “Várias vidas de Joana”! Excelente!

    ResponderExcluir